Polícia flagra competição de caça que oferecia carro para campeão no RN
26/05/2025
(Foto: Reprodução) Dois homens foram presos por porte de armas ilegais, mas a polícia disse que abordou cerca de 50 caçadores que participaram do evento, que tinha premiação prevista. Material apreendido pela polícia no local
Divulgação
O Comando de Policiamento Ambiental flagrou neste domingo (26) um competição ilegal de caça a animais silvestres, como tatus, tamanduás, na cidade de Serra do Mel, no interior do Rio Grande do Norte, que oferecia um carro como premiação ao primeiro colocado.
A competição, segundo a PM, premiava ainda o segundo colocado com a quantia de R$ 1 mil e o terceiro com R$ 500. A competição começou no sábado.
Duas pessoas foram presas e levadas para a Delegacia de Plantão de Mossoró por porte ilegal de arma de fogo e munições, mas acabaram soltas após pagamento de fiança.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Segundo a Polícia Ambiental, foram apreendidos armamentos e material para caça, como:
duas armas de fogo - uma calibre 32 e outra calibre 36;
58 munições intactas;
4 estojos deflagrados;
armadilhas;
facões;
lanternas;
mochilas camufladas;
troféus da competição.
Ao todo, cerca de 50 caçadores foram abordados por policiais militares ambientais, tanto nas matas, como nas estradas da região.
Os demais caçadores não foram detidos porque não havia nenhum animal com eles e nem armas ilegais, não podendo ser configurado o delito em flagrante. Segundo a polícia, eles estavam em final de competição.
Animais eram soltos
De acordo com a polícia, o campeonato previa a soltura de animais. Eles são perseguidos filmados e soltos. Muitas dessas caças acontecem também com cachorros como auxiliares, e os animais silvestres acabam feridos.
"A ação foi deflagrada após um levantamento de informações que apontava a realização de um torneio de caça na região, prática proibida por lei e extremamente prejudicial à fauna silvestre", explicou em nota, a polícia.
Havia ainda a pontuação para cada tipo de animal caçado.
A operação foi realizada pelo Batalhão de Policiamento Ambiental, por meio da 3ª Companhia com o apoio da 2ª Companhia, após denúncias anônimas.
"Esses tipos de bolão e campeonato estão muito comuns no Estado, principalmente em regiões serranas, mas o Batalhão de Policiamento Ambiental está atuando forte para combater tais crimes", explicou o comandante do Policiamento Ambiental de Mossoró, capitão Rafael Victor.
Aramento apreendido com caçadores
Divulgação
Animais silvestres em áreas urbanas
Vídeos mais assistidos do g1 RN